in ,

Dia do Compostonauta

Além de ser o dia do Estatuto da Terra, o dia do Síndico e o dia de aniversário da Angélica (“Vou de táxi… cê sabe!”), o dia 30 de novembro é também o dia do Compostonauta. Mas você sabe o porquê?

Foi no dia 30 de novembro de 2016 que criei o grupo dos Compostonautas no Whatsapp, já com esse mesmo nome… escolhido por minha esposa dentre umas 3 ou quatro opções que lhe apresentei. Foi numa dessas noites quentes de novembro… na cidade de Cordeiro-RJ.

Se eu fizer uma busca no whatsapp talvez eu encontre até o registro da hora e tenha dados suficientes para fazer o mapa astral do grupo… (até que pode ser uma postagem pro futuro hein, o que acham?). Por enquanto só dá pra adiantar o signo mesmo… Sagitário!

A ideia inicial era apenas reunir virtualmente interessados na compostagem e assim ter como apoiar coletivamente os participantes das oficinas de compostagem que vinha fazendo. Mas acabou que começamos a brincar misturando figuras de espaço e internet… até eu viajar na maionese criando o vídeo de inspiração dos Compostonautas, inspirado no clássico de ficção científica Star Wars.

Um caminho sem volta… Agora já tenho firme o objetivo de continuar na linha de reciclar (ou compostar!) imagens e bordões dos clássicos sci-fi ligados à viagens espaciais, bem como, preferencialmente, conteúdos de afeição dos públicos mais conectados que exitem: a porção geek e nerd da rede e os prossumidores de memes!

Mas enfim, a ideia do dia do Compostonauta surgiu inspirada no dia do Internauta, celebrado internacionalmente no dia 23 de agosto (criação da World Wide Web em 23 de agosto de 1991). Fato que descobri após me deparar na internet com essa imagem:

Imagem original do dia do Internauta (Internaut’s Day)

Para não deixar em branco a passagem do 2º aniversário dos Compostonautas, me apressei em usar todas as minhas habilidades de edição no famigerado Paint da Microsoft e lancei minha singela adaptação da imagem original. Porque se a figura do astronauta pode representar os internautas, por que não poderia representar os Compostonautas?

Adaptação para representar o dia do Compostonauta, em vez de segurar um monitor antigão ele segura uma composteira

Assim como o Internauta, o Compostonauta navega pelo Ciberespaço… mas para cumprir sua missão que não se restringe ao âmbito terreno, ou físico. No plano material e concreto a gente composta, só que é no plano digital da World Wide Web que fazemos o nosso sharing… o nosso compartilhamento!

E pronto, tá aí o porquê de celebrar o dia do Compostonauta no dia 30 de novembro. Ano passado nem teve comemoração… a escolha do dia foi muito em cima e não houve como preparar nada. Mas ainda assim, não posso deixar de citar a gentileza de uma parceira que fez o dia do Compostonauta virar notícia de jornal. Obrigado, Renata de Rivera!

Notinha sobre o dia do Compostonauta no jornal A Voz da Serra – 04/12/2018

Já o dia 30 de novembro 2019, como vamos celebrar? Toda a ajuda com ideias para que consigamos fazer esse dia ser lembrado por todos os composteiros será bem-vinda!

E para o caso de ainda aguentar ler mais um pouquinho, caro nauta… quer saber quem mais nasceu dia 30 de novembro? A cantora Miúcha… irmã do cantor Chico Buarque. Você sabia? Nem eu, nem que Chico tinha uma irmã ???

Mas enfim, o legal disso é que adorei descobrir uma coisa que a Miúcha tem em comum com a turma da compostagem. Na verdade, a galinha que ela interpreta na peça infantil “Os Saltimbancos” cantando a música “A cidade ideal”… É que para nós, assim como para as galinhas, a vida seria bem melhor nas cidades se suas ruas fossem cheias de minhocas! ?? ?Ouvindo a música vai soar melhor…

Só dar o play!

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Como as parcerias fortalecem

Pode ir pra composteira?